Aqui deixo depoimento, quiçá um comentário
Em forma de agradecimento por ora declaro...


Amigos que aqui se encontram nesta extensão de Um Sábado Sem Fim
Durante a semana a saudade de vocês é tanta que a ansiedade não cabe em mim
Em boa hora chegou esse Blog para quem saiba enfim Estejamos juntos não só aos sábados, mas em todos os dias, sejam bons ou ruins
Na verdade vos digo o quão prazeroso é para mim
Ter vocês como amigos que espero seja para sempre assim...


terça-feira, 20 de abril de 2010

Cosmo! Meu primeiro goleiro

Minha relação com goleiros vem de longa data, tendo em vista minha proximidade com eles e algumas vezes confesso que devo deixá-los insatisfeitos comigo já que como zagueiro, aquele cuja posição é a de impedir o avanço do ataque adversário, tenho falhas como todo mundo.

Lembrei-me do Cosmo que foi o primeiro goleiro com o qual joguei no Mais de Trinta. Grande pessoa e uma figura o Cosmo, bem como um ótimo goleiro, suas diferenças de um ser comum é que ele torcia pelo Juventus, o moleque travesso da Mooca. Fazia questão de frisar sempre sua preferência pelo clube da Rua Javari.

Cosmo, lembrado pelo Rubão como aquele que chamava o Luizão por “Pichô”, até hoje não sei o porquê dessa alcunha, quem souber que se manifeste.

A cada defesa ele solicitava que alguém apertasse a faixa em seu punho, eternamente deslocado. Se você vê o Mirão fazendo suas defesas milagrosas, ainda apesar da idade, iria gostar de ver o Cosmo atuando também. Mais uma diferença do Cosmo para os demais era que, hoje quando alguém, após o jogo pega a cerveja, sempre há aquele que o elogia dizendo que jogou bem, mesmo que tenha sido seu pior dia. Já com o Cosmo se dava o contrário, você dizia que ele jogou bem ou o parabenizava por uma defesa e ele já soltava essa –“Paga um rabo de galo”. E nessa era sempre três, quatro e quantos mais fosse os elogios, toma rabo de galo, pois ninguém recusava seu pedido. Certa vez me fez dar a ele uma camisa só por que tinha a cor de seu time do coração. Era uma camisa que eu havia ganhado em um bingo, de outro time no qual um amigo jogava, o “100Novidades”, escrito assim mesmo, com o número cem. Na verdade a camisa lembrava muito a do Juventus, por isso o pedido dele. Aqui estão poucas coisas do saudoso Cosmo, quem o conheceu não esquecerá, mas aguardem que há de vir mais aventuras, pois ele foi um dos que sempre esteve presente, com jogo ou sem jogo, e ainda tem a da pescaria que mais adiante estará aqui nas palavras de várias pessoas que a presenciaram, tenho certeza disso. Saudades...



Sérgio.

Um comentário:

Anônimo disse...

O COSME CHAMAVA O LUIZ DE PICHO POIS TINHA UM ATOR QUE INCLUSIVE JÁ MORREU,QUE TINHA UM CABELO PARECIDO C/ O DO LUIZ E TINHA BARBA TAMBÉM NO TEMPO QUE ELE TINHA CABELO E TAMBEM ERA BARBUDO A NOVELA ERA QUE REI SOU EU ..........